Qual a importância da educação financeira?

Aprenda a importância da educação financeira e descubra quais pontos precisam ser melhorados no seu dia a dia.


Quando falamos da importância da educação financeira, precisamos entender que esse assunto nada mais é do que a maneira como uma pessoa entende o universo do dinheiro e desenvolve habilidades para lidar com ele.


A educação financeira vai além de economizar, poupar e investir. É um conjunto de conhecimentos intelectuais e emocionais que nos ajudam a entender e colocar em prática através de bons hábitos financeiros. O que isso quer dizer? Não é apenas o que você faz financeiramente, mas a maneira que você pensa, as atitudes que você tem e como você se relaciona com o dinheiro.


Pode parecer um pouco confuso no início, mas tenho certeza que através da nossa troca de conhecimentos por aqui, você vai entender a importância da educação financeira e aplicar tudo isso na sua vida de uma maneira tranquila e inteligente.


Mas então, qual a importância da educação financeira?


Mais do que nunca podemos ver a importância da educação financeira nas nossas vidas, não é mesmo? Estamos vivendo em uma época de dúvidas e preocupações cada vez maiores devido às crises econômicas. Nesses momentos, a educação financeira e o planejamento econômico são essenciais para uma vida tranquila e segura.


O objetivo é que você saiba enfrentar as diversas situações que apareçam na sua vida com uma visão mais estratégica, sem dificuldades, avaliando as despesas e receitas, e claro, minimizando os impactos negativos através de um planejamento pessoal.


Como posso analisar se estou no caminho certo?


Normalmente já sabemos como está a nossa saúde financeira, mas é importante saber analisar os pontos a serem melhorados para que você tenha resultados mais positivos. Aqui estão algumas das questões essenciais que você deve responder para conhecer melhor seu status financeiro:


  1. Você está com todas as contas em dia?

  2. Você poupa pelo menos 10% da sua receita líquida?

  3. Você possui uma reserva para emergências?

  4. Você planeja com antecedência os grandes gastos?

  5. Você prepara um orçamento e acompanha sua realização?

  6. Você verifica os seus extratos bancários frequentemente e detalhadamente?


Se as respostas para essas perguntas foram “não”, “nunca”, “vixi nunca nem vi” é sinal que você precisa mudar o seu jeito de pensar e criar novos hábitos. Mas não se preocupe, vamos aprender juntos a colocar isso em prática, beleza?


Conheça a Turma da Beca


A Turma da Beca tem a missão de despertar o interesse da educação financeira nas crianças e desenvolver essa área tão importante da vida em sociedade.


E mais do que isso, criar a interação dos pais e filhos para aprender e colocar em prática o conhecimento financeiro, desenvolvendo valores humanos e a capacidade de realização.


Conheça a nossa turma, acompanhe as novidades.


21 visualizações0 comentário
  • 1200px-WhatsApp_logo-color-vertical.svg.
  • Facebook ícone social
  • insta

Rua Hayton da Silva Pereira, 993 - Capão da Imbuia
CEP 82.810-170 - Curitiba/PR

www.turmadabeca.com.br

 © 2020 Turma da Beca     |     Todos os direitos reservados